Jô justifica topo da artilharia com estatísticas

Jô justifica topo da artilharia com estatísticas

Artilheiro do Brasileirão com 11 gols marcados, o atacante corintiano foi letal no primeiro turno do campeonato, com eficiência e desempenho expressivos

Jô - Corinthians Jô - Corinthians
Créditos: Ag. Corinthians

Líder absoluto e campeão do primeiro turno do Brasileirão, o Corinthians se destaca pela eficiência nos dois lados do jogo. O Timão combina uma defesa sólida e consistente com um ataque cirúrgico e envolvente. E para coroar o poder ofensivo da equipe do Parque São Jorge com uma pitada a mais de eficiência,  o artilheiro da Série A não poderia ser outro que não Jô, o camisa 7 do Corinthians. De volta ao clube que o revelou para o futebol depois de 12 anos, Jô é o finalizador de uma equipe com formato de jogo que se apoia em contra-ataques fulminantes. 

Com 11 gols marcados, Jô é dono da melhor média de gols por jogo do campeonato – 0,58 gols/partida, segundo dados do Wyscout. O centroavante é apenas o 11º em número de finalizações, com 59 arremates feitos durante o primeiro turno. Contudo, Jô reflete o equilíbrio e eficiência do Corinthians em seu aproveitamento. De acordo com a plataforma de dados, 59% dos chutes do atacante vão na direção do gol. E mais: 28% das finalizações de Jô terminam nas redes dos rivais – um gol para cada quatro tentativas que saem dos pés do artilheiro, aproximadamente.

Outro detalhe interessante: Jô se consagrou o rei da área neste primeiro turno. Os 11 gols do atacante foram marcados dentro da área dos adversários – dois deles dentro da pequena área. O centroavante balançou a rede sempre com a bola rolando e o camisa 7 do Timão se sente mais à vontade no Itaquerão: marcou nove dos 11 gols dentro de casa. Jô é a ainda o único jogador no top 5 dos artilheiros do torneio sem ter convertido um pênalti sequer. 

E a sintonia de Jô com a equipe do Corinthians fica ainda mais clara segundo dados do Wyscout. Dos 32 gols feitos pelo time no torneio, 14 foram com o pé esquerdo e o mesmo número com pé direito. Equilíbrio também visto nos gols de Jô. O artilheiro anotou seis com o pé esquerdo – o “pé bom“ –  e cinco com o outro pé. Mais uma curiosidade do artilheiro do campeonato e do líder e campeão do primeiro turno.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics