Copa do Brasil: São Paulo é bicampeão na Sub-20

Copa do Brasil: São Paulo é bicampeão na Sub-20

Tricolor Paulista não deu chances ao Bahia, que chegou pela primeira vez à grande final, e sagrou-se campeão invicto seguido

São Paulo campeão da Copa do Brasil Sub-20 2016 São Paulo campeão da Copa do Brasil Sub-20 2016
Créditos: Rener Pinheiro / CBF

Conquistar a glória máxima em um campeonato acirrado é um feito para poucos clubes brasileiros. Ser bicampeão, ainda por cima invicto, é uma marca histórica. E o São Paulo acumula todos estes quesitos na categoria sub-20, onde sagrou-se campeão da Copa do Brasil da modalidade em 2016, o segundo título do clube no torneio e de forma consecutiva. Na grande final, bateu o Bahia, que chegava pela primeira vez a uma decisão da competição.

Finalistas avançam de fase; grandes caem

A primeira fase da competição começou a todo vapor e o Atlético Mineiro, finalista do torneio em 2012, tratou de evitar o segundo jogo, goleando por 6 a 0 o Bragantino fora de casa. Defendendo o título, o São Paulo venceu o Sampaio Corrêa por 3 a 1 no Maranhão e também evitou o segundo jogo. Em Pernambuco, a equipe do Internacional venceu o Santa Cruz por 3 a 0 e evitou o jogo da volta. Vitória, Criciúma, Santos e Atlético-PR, que também já disputaram o título, avançaram para a segunda fase.

Palmeiras, Vasco da Gama, Grêmio e Flamengo. Equipes que sempre brigam por título não só no profissional, mas também nas categorias de base, ficaram pelo caminho já no início da Copa do Brasil Sub-20. Juntaram-se às equipes classificadas: Fluminense, Corinthians, Cruzeiro, Ponte Preta, Sport, Goiás, Náutico, Botafogo e Bahia.

O leão que reina é o da Ilha

No embate entre Sport e Vitória, o Leão do Norte mostrou sua força em casa e, após empate por 0 a 0 no Barradão, venceu por 4 a 1 na Ilha do Retiro e eliminou o primeiro campeão da competição, no ano de 2012. Entre os paulistas, São Paulo e Santos garantiram vaga nas quartas, enquanto Ponte Preta e Corinthians ficaram pelo caminho. Atlético-MG e Criciúma fizeram valer o favoritismo e também triunfaram na segunda fase, completando o grupo das quartas com Cruzeiro, Internacional e Bahia.

Com isso, São Paulo, Santos e Internacional permaneciam na disputa e alimentavam o sonho do bicampeonato na Copa do Brasil Sub-20. Em comum, a invencibilidade no torneio até o momento, já que as equipes mantinham os 100% de aproveitamento na competição.

Experientes x Aspirantes

Quem quer ser campeão não pode escolher adversário, e os candidatos ao primeiro título não deram tanta sorte no sorteio, pois pegaram justamente as equipes que já subiram ao lugar mais alto do pódio na competição: o Cruzeiro encarou o Santos, campeão em 2013; a equipe do Criciúma mediu forças contra o atual campeão, São Paulo; o Bahia encarou o Internacional, detentor do título em 2014; já o Sport encarou o Galo, que foi vice-campeão em 2012. Porém, "há males que vem para o bem".

A Raposa venceu o Peixe por 3 a 1 na Vila Belmiro, após empate em 1 a 1 na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e avançou de fase. O Sport, após perder por 2 a 0 no jogo de ida, devolveu o placar na Ilha do Retiro e eliminou o Galo nos pênaltis, por 3 a 1. Copeiro, o Internacional empatou por 2 a 2 com o Bahia no primeiro jogo, mas sofreu um revés na volta e acabou eliminado com a derrota por 2 a 1. Com o Morumbi como talismã da equipe no torneio, o São Paulo não tomou conhecimento do Criciúma e venceu por 4 a 0 logo no primeiro jogo, e garantiu o acesso às semifinais com um empate em 0 a 0 na volta.

Um na ida, dois na volta

Na fase semifinal, o Bahia recebeu o Cruzeiro enquanto o São Paulo media forças contra o Sport. No primeiro jogo, ambas as equipes fizeram valer o mando de campo e venceram por 1 a 0, levando a vantagem do empate para o duelo decisivo. No segundo jogo, o Bahia surpreendeu os mineiros e venceu por 2 a 1, garantindo vaga na final pela primeira vez, enquanto o São Paulo ganhou por 2 a 0 do time pernambucano e avançou para a sua segunda final de Copa do Brasil Sub-20.

Bicampeão invicto!

A grande final da Copa do Brasil Sub-20 misturou o tempero baiano contra a tradição paulista: o Bahia tinha a missão de frear o bicampeonato do atual campeão, São Paulo. As duas equipes tinham no histórico a invencibilidade na competição, já que ainda não haviam perdido nas fases anteriores. No primeiro embate entre os tricolores, no Morumbi, o paulista se impôs e Shaylon, camisa 10 do São Paulo, marcou dois gols e levou a equipe à vitória por 3 a 1.

No segundo e decisivo jogo, o Bahia precisava reverter o placar e foi para cima do time paulista logo no início do jogo, mas acabou levando dois gols ainda no primeiro tempo. Na volta do intervalo, mais atentos, os baianos conseguiram igualar o placar, mas ficaram apenas no 2 a 2, que acabou dando o bicampeonato invicto ao São Paulo, maior detentor da Copa do Brasil Sub-20 até o momento, coroando o trabalho do técnico André Jardine, que esteve à frente da equipe nos dois títulos.

Curiosidades da competição

Faro de gol

Shaylon, do São Paulo, alcançou dois feitos com o clube paulista. Além de se tornar campeão do torneio, terminou como o artilheiro da competição, com seis gols marcados. Rique, do Atlético-MG e Kaynan, vice-campeão com o Bahia, fecharam o top 3 com cinco gols marcados.

Bola na rede é com eles

Além do bicampeonato invicto, a equipe do São Paulo termina no topo no quesito gols. Foram 22 bolas na rede durante todo o torneio, seis a mais que o segundo colocado, Bahia, e nove a mais que o terceiro, Cruzeiro. Além disso, foram sete vitórias na Copa do Brasil Sub-20, o clube que mais venceu nesta edição.

CRB e Palmeiras, com dois jogos, e Bragantino e Santa Cruz, com um, se despediram do torneio sem marcarem um gol. Vice-campeão em 2016, o Bahia foi a equipe que mais sofreu na mão dos adversários: foram 11 bolas na rede do Tricolor Baiano, contra 10 do Cruzeiro e oito do Náutico, no top 3 dos gols sofridos.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics