Campeão em 1962, Coutinho completa 74 anos

Campeão em 1962, Coutinho completa 74 anos

Atacante nasceu no dia 11 de junho de 1943 e foi convocado para a Seleção pela primeira vez aos 16 anos: participou de 15 jogos e marcou seis gols

Ex-atacante Coutinho completa 74 neste 11 de junho

Ex-atacante Coutinho completa 74 neste 11 de junho

Créditos: Acervo CBF

Coutinho agachado ao lado do grande parceiro Pelé em clássico contra a Argentina, no dia 13 de abril de 1963

Coutinho agachado ao lado do grande parceiro Pelé em clássico contra a Argentina, no dia 13 de abril de 1963

Créditos: Arquivo Nacional/Correio da Manhã

Considerado um dos maiores centroavantes da história do futebol brasileiro, Antonio Wilson Honório, o Coutinho, completa 74 anos neste 11 de junho. Nascido em 1943, o ex-atacante foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira com apenas 16 anos. No total, participou de 15 jogos e marcou seis gols pela Canarinho. Entre os principais títulos, o mais importante, claro, foi a conquista da Copa do Mundo de 1962, no Chile. Parabéns, campeão!

Destaque no Santos, Coutinho é o inesquecível parceiro de Pelé. De 1958 até 1967, ele formou uma das melhores duplas de ataque da história do futebol mundial ao lado do Rei, conquistando duas Taças Libertadores e dois Mundiais de Clubes. Destaque da conquista do Mundial pelo Peixe em 1962, o ex-futebolista foi convocado para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo daquele ano, no Chile. Ficou na reserva de Vavá, que foi o titular na conquista do bicampeonato mundial da Canarinho.

Além de integrar o elenco campeão mundial de 1962, Coutinho conquistou outros títulos pela Seleção Brasileira: Taça Bernardo O'Higgins (1961), Taça do Atlântico (1960), Taça Oswaldo Cruz (1961) e Copa Roca (1963). Sua última partida com a camisa do Brasil foi em novembro de 1965, na vitória por 5 a 3 sobre a Hungria, em amistoso no Pacaembu.

Habilidoso e dono de grandes jogadas, principalmente ao lado de Pelé, Coutinho encerrou a carreira cedo. Sofreu com algumas lesões que o tiraram de campo e, junto disso, tinha o sobrepeso como inimigo. Assim, pendurou as chuteiras aos 30 anos e, depois, passou a treinar alguns times, como Santos, Valeriodoce, Comercial, Santo André, São Caetano e Bonsucesso.

A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza Coutinho e o agradece por ter defendido a Canarinho. Parabéns, campeão!

Fonte: Gerência de Memória e Acervo da CBF 

 

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics