Carlos Alberto Torres faria 73 anos nesta segunda

Carlos Alberto Torres faria 73 anos nesta segunda

Capitão do Tri em 1970, lateral fez história com a camisa da Seleção Brasileira e é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos

Carlos Alberto Torres no Museu Seleção Brasileira Carlos Alberto Torres no Museu Seleção Brasileira
Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

O mundo do futebol sofreu um duro golpe no dia 25 de outubro do ano passado, quando Carlos Alberto Torres nos deixou. Nesta segunda-feira (17), o lateral-direito completaria 73 anos e a CBF faz questão de exaltar a memória do eterno Capitão dos capitães.

Considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos, Carlos Alberto Torres brilhou para o mundo com a camisa da Seleção Brasileira. Foram 68 partidas pela equipe Principal e quatro pela Olímpica, com nove gols marcados. A maior conquista não sai da mente de quem ama futebol: a Copa do Mundo de 1970. Além do Tricampeonato no México, onde marcou o antológico gol na final contra a Itália, Capita foi campeão da Copa Rio Branco e da Taça Oswaldo Cruz, ambas em 1968, e conquistou a medalha de ouro no Pan-Americano de 1963 usando a Amarelinha.

Como zagueiro ou lateral-direito, Carlos Alberto Torres sempre foi conhecido por exibir uma classe refinada. Em clubes, o craque marcou o nome na história de Fluminense, que o revelou, Santos, Botafogo e Flamengo. No exterior, ele ajudou a desenvolver o futebol nos Estados Unidos, quando atuou no New York Cosmos ao lado do grande parceiro e amigo Pelé. Como treinador, manteve o sucesso ao conquistar títulos históricos por Flamengo (Campeonato Brasileiro de 1983), Fluminense (Carioca de 1984) e Botafogo (Copa Conmebol de 1993).

Já longe das quatro linhas, Capita seguiu dando grande contribuição ao esporte na função de comentarista e buscando melhorias ao futebol brasileiro. Como membro do Comitê de Reformas da CBF, Carlos Alberto participou ativamente das discussões para o calendário da temporada de 2017. 

Será sempre um prazer recordar a sua história, Capita! Obrigado por tudo, Capitão dos capitães! 

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics