Djalma Santos, bicampeão mundial

Djalma Santos, bicampeão mundial

Lateral-direito fez parte do primeiro título da seleção na Copa do Mundo (1958) e foi titular absoluto na conquista do bicampeonato (1962)

Djalma Santos Djalma Santos
Créditos: Acervo CBF

Nesta segunda de carnaval, é o dia de celebrar a história de um dos maiores laterais-direito que vestiu a Amarelinha. Djalma Santos completaria 88 anos neste dia 27 de fevereiro. Nascido em 1929, Djalma conquistou os dois primeiros mundiais da Seleção Brasileira, em 1958 e 1962. 

Natural de São Paulo, o jogador foi ídolo por onde passou. Despontou na carreira profissional na Portuguesa, onde ficou por onze anos e recebeu sua primeira convocação para a Copa do Mundo, em 1954. Em 1959, se juntou a equipe do Palmeiras permanecendo por nove anos. Dentre os títulos que ganhou com o alviverde, estão dois Campeonatos Brasileiros (1960 e 1967). Terminou a carreira no Atlético Paranaense, aos 42 anos de idade. 

Com quatro convocações para a Copa do Mundo (1954, 1958, 1962 e 1966), Djalma levantou o primeiro troféu da Canarinho em 1958, na Suécia, ao lado de Pelé e Garrincha. Na ocasião, o lateral-direito era reserva de Di Sordi e jogou uma única partida: a final contra a Suécia. 5 a 2 para os brasileiros e o título de melhor da posição na edição. Já em 1962, no Chile, o jogador tinha conquistado seu espaço na equipe titular da seleção e novamente figurou entre os melhores do Mundial. Soltou o grito de bicampeão após vencer por 3 a 1 a Tchecoslováquia. 

Hoje, a CBF lembra a história de um dos maiores laterais-direito do mundo e agradece Djalma pelos anos de dedicação e amor à Seleção Brasileira e ao futebol nacional. 

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics