Feliz aniversário, craque!

22/02/2017 às 13:41 | Assessoria CBF

Penta do mundo, Juninho Paulista comemora 44 anos

Tem pentacampeão fazendo a festa nesta quarta-feira (22). O ex-meia Juninho Paulista, campeão com a Seleção Brasileira na Coreia e Japão, completa 44 anos neste dia 22 de fevereiro.

O ex-craque foi ídolo de São Paulo e Vasco, além de fazer parte de oito anos da história da única seleção do pentacampeã do mundo. Juninho estreou com a amarelinha contra a Eslováquia, em 1995, na goleada por 5 a 0 sobre os europeus, ao lado de lendas como Taffarel, Cafu, Ricardo Rocha, Branco e Túlio Maravilha.

Além da Copa do Mundo em 2002, o ex-jogador também conquistou a Copa das Confederações em 1997, na Arábia Saudita, e a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta-96. Pela Caraninho, ele soma 54 jogos, dentre eles 43 vitórias, seis empates e apenas cinco derrotas, com seis gols anotados.

No Brasil, o São Paulo foi o clube onde Juninho colecionou títulos. Depois de chamar a atenção de Telê Santana, o jogador fez parte de um dos times mais gloriosos da história do clube paulista. Permaneceu vestindo a camisa tricolor de 1993 a 1995, quando conquistou seis títulos, incluindo a Copa Libertadores da América e o Mundial Interclubes.

Chegou no Vasco em 2000, emprestado pelo Atlético de Madrid (ESP), para se juntar a um elenco fantástico montado pela equipe da Colina. Representando o clube da Cruz de Malta, Juninho conquistou seu único título brasileiro, em 2000, e foi protagonista da Copa Mercosul do mesmo ano, em um jogo histórico na final contra o Palmeiras – duelo que ficou conhecido como a Virada do Século.

Rei na Terra da Rainha

Juninho não reinou apenas em gramados brasileiros. Na Inglaterra, o ex-meia é reverenciado pela torcida do Middlesbrough, onde fez história com a camisa vermelha. Ele foi o principal craque do Boro na conquista da Copa da Liga Inglesa em 2004, maior título da história do clube até hoje.

The Little Fella, como é conhecido em Middlesbrough, figura como um dos grandes ídolos da trajetória de mais de 140 anos da equipe inglesa. 

Feliz aniversário, craque!

Leia mais

Nossos patrocinadores