Campeão do mundo, Rei jogou pelas Forças Armadas

Campeão do mundo, Rei jogou pelas Forças Armadas

Em 14 agosto de 1959, no Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, Pelé atuou pela Seleção das Forças Armadas que venceu a Seleção Olímpica por 2 a 1

Seleção das Forças Armadas em 1959 - Em pé: Milesi, Aloísio, Daniel, Nelson, Mané e Gonçalves. Agachados: Bataglia, Pelé, Parada, Lorico e Parobé. Seleção das Forças Armadas em 1959 - Em pé: Milesi, Aloísio, Daniel, Nelson, Mané e Gonçalves. Agachados: Bataglia, Pelé, Parada, Lorico e Parobé.
Créditos: Reprodução Terceiro Tempo

A história seria inimaginável nos dias de hoje. Edson Arantes do Nascimento já era o Pelé campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 1958, o garoto-craque que encantava o mundo com seus gols e jogadas de gênio, mas ainda assim no ano seguinte se alistou e serviu o Exército Brasileiro.

Camisa 10, logicamente, da Seleção das Forças Armadas, Pelé passou o ano cumprindo seu dever mas também se divertindo: jogando bola, para alegria dos seus superiores, que tinham o privilégio de assistir ao futuro Rei do Futebol marcar gols, muitos gols, e ajudar o time verde-oliva a a ganhar muitos jogos.

Um deles, pelo placar de 2 a 1, foi sobre  a Seleção Brasileira Olímpica que se preparava para as Olimpíadas de Roma 1960. No dia 14 de agosto de 1959, no estádio do Fluminense, no Rio de Janeiro, a Seleção Olímpica saiu na frente , com gol de Roberto, ponta-direita que era do Flamengo.

A Seleção das Forças virou o jogo - sem Pelé marcar. Válter e Bataglia, que jogou no Corinthians, foram os autores  dos da vitória de 2 a 1.0

Três dias antes, também nas Laranjeiras, a Seleção Brasileira Olímpica derrotara a Seleção das Forças Armadas por 4 a 1 - mas  Pelé não jogou.   

No time Olímpico, que enfrentou as Forças Armadas e disputaria as  Olimpíadas de Roma, Gerson era um dos destaques. O Canhotinha de Ouro era então juvenil do Flamengo e terminaria 10 anos depois tricampeão do mundo.

Brasil – Edmar (Flamengo), Nélson (Fluminense), Rubens (Fluminense), Dary (Fluminense) e Edílson (Vasco da Gama);  Maranhão (Vasco da Gama) e Gérson (Flamengo); Roberto (Flamengo). China (Botafogo), Villadonega (Vasco da Gama, depois Manuel, Fluminense) e Germano (Flamengo),

Forças Armadas – Marçal, Nonô, Daniel (Viana), |Nélson e Mané; Gonçalves e Válter; Bataglia, Genivaldo (Parada), Pelé e Parobé (Cacaio).   

OBS: Além  de Pelé, outros jogadores que defendiam grandes clubes atuaram pelas Forças Armadas por estar em idade militar: Nonô e Genivaldo (Fluminense); Bataglia (Corinthians), Parada (Palmeiras) e Parobé (Internacional).

Fonte: Gerência de Memória da CBF

PATROCINADORES

Seleção Brasileira Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics