Internacionalização da marca

11/05/2017 às 17:12 | Assessoria CBF

Arnon de Mello: NBA na América Latina

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

A NBA é a uma das ligas esportivas mais populares do planeta. Para explicar um pouco do sucesso e da internacionalização da marca, o vice-presidente da NBA na América Latina, Arnon de Mello, se apresentou no último dia da 2ª Semana de Evolução do Futebol Brasileiro, na sede da CBF.

Arnon abriu a apresentação falando sobre a NBA House, uma iniciativa da liga durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. A casa temática recebeu mais de 80 mil pessoas em 10 dias, e foi eleita pelo público a melhor casa de todas as Olimpíadas.

– Como não podemos estar sempre com nossos times aqui, podemos trazer nossos parceiros comerciais para celebrar esse esporte. É isso que fizemos durante as Olimpíadas e tivemos muito sucesso com essa ativação.

Durante a palestra, o vice-presidente da NBA na América Latina lembrou algumas ações da liga no país, como os três jogos da NBA Global Games, trazendo jogadores brasileiros e equipes de sucesso para se apresentar no Rio de Janeiro. Para falar sobre a NBA na América Latina, Arnon de Mello dissecou estratégias explicam a fórmula do sucesso da maior liga de basquete do mundo. 

– Uma camisa do Chicago Bulls vendida aqui no Rio de Janeiro não volta exatamente para o time. Os royalties voltam para a liga inteira, são divididos pelos 30 times da NBA igualmente.

O basquete é o segundo esporte mais popular do mundo, e é o que mais cresce nos Estados Unidos.  Um dos pontos importantes para a internacionalização da marca da NBA é a forte presença de jogadores internacionais na liga. Mais de 100 jogadores estrangeiros foram inscritos na NBA, entre eles, nove brasileiros.

Um dos pilares fundamentais do crescimento da NBA é fomentar a maior prática do basquete. De acordo com Arnon de Mello, a infraestrutura existe, e a evolução da modalidade está “umbilicalmente ligada” ao incentivo por professores e treinadores. Para isso, a NBA aposta muito na difusão da modalidade no país. Pensando nisso, a NBA tem ajudado na organização do Novo Basquete Brasil, com a reprodução de modelos da NBA. Arnon de Mello destacou as relações da liga com os seus parceiros de mídia, como a TV Globo, ESPN, SporTV e Vivo.

Durante a apresentação, foram exibidos vídeos de estrelas da NBA, como LeBron James e Stephen Curry com grandes jogadores de futebol do Brasil, como Neymar e Ronaldinho Gaúcho. Arnon também destacou as mudanças operacionais pelas quais a NBA passou nos últimos anos, com a criação de novos cargos para cuidar da imagem e valorizar ainda mais a marca pelo mundo.

– Somos nós que tratamos das 30 marcas da NBA aqui no Brasil. Quando fechamos acordo com uma marca, temos que garantir que todos os nossos times sejam representados.

Leia mais

Nossos patrocinadores