Posicionar a marca no mundo é desafio para Ambev

Posicionar a marca no mundo é desafio para Ambev

Patrícia Schiavo, head de exportação na Ambev, expôs as estratégias adotadas para posicionar o Guaraná Antarctica internacionalmente

Somos Futebol: Internacionalização: Patricia Schiavo

Somos Futebol: Internacionalização: Patricia Schiavo

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Somos Futebol: Internacionalização: Patricia Schiavo

Somos Futebol: Internacionalização: Patricia Schiavo

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Somos Futebol: Internacionalização: Patricia Schiavo

Somos Futebol: Internacionalização: Patricia Schiavo

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Somos Futebol: Internacionalização: Patricia Schiavo

Somos Futebol: Internacionalização: Patricia Schiavo

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Somos Futebol: Internacionalização: Patricia Schiavo

Somos Futebol: Internacionalização: Patricia Schiavo

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Patrocinador da Seleção Brasileira, o Guaraná Antarctica foi o tema principal da apresentação de Patrícia Schiavo, head de exportação na Ambev, empresa que produz o refrigerante brasileiro. A profissional encerrou o ciclo de palestras sobre “Internacionalização”, na tarde desta quinta-feira (11), no último turno de atividades da 2ª edição da Semana de Evolução do Futebol. Patricia expôs as estratégias adotadas para posicionar a marca internacionalmente.

– O Guaraná foi o produto escolhido para levar a marca da Ambev para todo o mundo. Como contar essa história de sucesso para o mundo? Muita gente não conhece o que é a fruta do guaraná. Então nos inspiramos em marcas que são vistas de um jeito único no mundo para buscar a nossa identidade e construir nossa estratégia.

Schiavo explicou para a plateia que o objetivo era encontrar um elemento característico do Brasil para passar a mensagem da marca ao público externo. Schiavo citou as marcas nacionais Havaianas e Natura como exemplos bem sucedidos. 

– Chegamos ao dilema. Como nos posicionar? Com o clichê ou o real? – disse Patricia antes de entregar que a empresa optou pela primeira opção.

Depois de definir o posicionamento a ser adotado, a empresa começou analisar o mercado de refrigerantes no mundo para identificar os potenciais públicos a serem explorados.

– Vamos começar pequeno, diferente e sonhar grande. Começamos com foco em Japão, Estados Unidos e Portugal. Hoje estamos com mais força na Europa, México e com entrada em países orientais.

Patricia contou que a marca tenta se comunicar da forma mais direta possível nos países para onde é exportada. É uma estratégia para aproximar o consumidor do produto e gerar identificação em qualquer lugar do planeta.

– Sempre que a gente puder deixar explicado na comunicação o que queremos que o consumidor entenda, é melhor. Isso faz com que gastamos menos dinheiro para fazer as pessoas conhecer nosso produto. Sempre comunicamos a mesma coisa e, em cada país, trocamos a língua mas mantemos o nosso posicionamento.

Atualmente, o Guaraná Antarctica está presente em 70% do mercado de refrigerantes no mundo. Começou a exportar entre 2005 e 2010, e traçou a recente estratégia de posicionamento em 2012. A meta da Ambev é começar exportando o Guaraná para depois levar outras marcas da empresa.  

PATROCINADORES

A CBF Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser