Qualificação no futebol

18/11/2017 às 11:47 | Assessoria CBF

Curso de Gestão de Futebol forma terceira turma

O último módulo do Curso de Gestão de Futebol 2017 terminou neste sábado (18), na sede da CBF, no Rio de Janeiro/RJ. Com a presença de profissionais da área de comunicação, o oitavo módulo abordou a relação da mídia com o esporte.

– A comunicação tem que ser percebida e sentida, ela deve fazer parte do contexto do discurso geral. E o assessor de imprensa é um papel fundamental, porque ele consegue fazer esse link entre o clube ou atleta com a imprensa, sociedade e torcida. O assessor deve ser visto como uma peça estratégica – disse Carina Ceroy, Diretora de Comunicação do Fluminense FC.

Durante a palestra, Ceroy falou sobre a importância do assessor de imprensa na modalidade e mostrou alguns exemplos de como funciona a comunicação no Fluminense. Especialista em crise, Gustavo Krieger animou os participantes durante a palestra mostrando cases em quais trabalhou, além de explicar que os momentos de dificuldades no futebol são recorrentes e assim podem ser detectados anteriormente.

– Crise é algo que acontece raramente, que está fora do planejamento. Só que no futebol a crise é presente o tempo todo. É muito difícil que um clube, uma federação, uma seleção passe um ano sem que você leia em algum momento na mídia que eles estão passando por algum problema. Então, as crises no futebol são mais previsíveis e podem ser prevenidas – falou Krieger.

Com uma turma praticamente formada por profissionais que trabalham com a administração do futebol, o oitavo, e último, módulo do curso de Gestão de Futebol apresentou aos alunos as diversas faces da mídia e como a comunicação é parte importante no funcionamento de uma organização.

– É interessante perceber os questionamentos e as dificuldades que os participantes tem na observação da produção de conteúdo para televisão e internet. Então, você tem a oportunidade de trocar experiências, compartilhar algumas coisas e ouvir. Certamente, sai impactado daqui e vou ter que pensar em algumas coisas que eles me disseram para ver como fazer melhor sempre – declarou Bruno Neves, que durante a palestra sobre Editoria de Esporte recebeu indagações dos participantes sobre o trabalho da mídia nos clubes e os atletas, e a produção de conteúdo para multiplataformas.

Com palestras de quinta a sábado, o curso ainda teve a participação do Diretor de Comunicação da CBF, Douglas Lunardi, falando sobre o funcionamento do departamento de comunicação da entidade, do radialista Edson Mauro, que abordou sobre o rádio na era digital, do diretor da Soccer Mídia, Arnaldo Hase, dentre outros profissionais.

Esta foi a terceira turma formada pela CBF Academy no Curso de Gestão de Futebol. Para o ano que vem, duas turmas foram abertas. O curso de Gestão de Futebol conta com oito módulos e visa abordar diversos âmbitos do funcionamento do esporte, iniciando com Governança, passando por Planejamento Estratégico, Direito Desportivo, Marketing, Finanças e Recursos Humanos, e termina com Gestão de Competições, Gestão Técnica  e Comunicação no Futebol.

MAIS INFORMAÇÕES:​

CBF Academy – (21) 3572-7173

Site oficial: https://www.cbf.com.br/cbfacademy

E-mail: cbfacademy@cbf.com.br

Facebook: @cbfacademy.futebol

Leia mais

Nossos patrocinadores