Manoel Flores e Rômulo Reis passaram ensinamentos da Diretoria de Competições da CBF aos alunos do Curso de Gestão de Futebol
O Módulo 4 do Curso de Gestão de Futebol, viabilizado pelo Fundo de Legado da Copa do Mundo de 2014, promoveu uma imersão no trabalho de organização dos campeonatos realizados no Brasil. O tema dessa etapa – “Gestão de Competições” – foi destrinchado pelo diretor Manoel Flores, com a participação especial de Rômulo Reis, responsável pelo setor de estádios.
Eles passaram detalhes à turma, que tem 86 alunos inscritos, ao longo de sexta-feira (11) e sábado (12), no auditório da CBF, no Rio de Janeiro. Durante as aulas, os tópicos foram sempre ilustrados por dados que revelam o desafio de cuidar do futebol em um país continental. Nos últimos cinco anos, a quantidade de competições geridas pela CBF subiu 117%, com aumento de 51% no número total de jogos.
Em 2010, foram disputadas 1.192 partidas em seis campeonatos. Já em 2015, o calendário tem 1.804 jogos de 13 competições: Campeonato Brasileiro (séries A, B, C e D, Sub-20 e Feminino), Copa do Brasil (Principal, Sub-20, Sub-17 e Feminina), Copa do Nordeste (Principal e Sub-20) e Copa Verde.
Manoel fez a leitura do Regulamento Geral das Competições da CBF (RGC) e abriu espaço para considerações do público sobre os pontos mais importantes. Explicou que, até a redação da atual versão do RGC, foram feitas seis reuniões, totalizando 36 horas de discussões em torno dos temas. O diretor aproveitou para debater o projeto de uso da tecnologia na arbitragem, com a participação do comentarista e ex-árbitro Carlos Eugênio Simon, aluno do Curso de Gestão de Futebol.
– Analisamos mais de 100 e-mails com sugestões recebidas dos torcedores, imprensa, clubes, federações, ex-árbitros e sociedade em geral. A edição 2016 do RGC passará pelo mesmo processo de construção coletiva. Estamos evoluindo com a contribuição de todos – ressaltou Flores.
O Brasileirão de 2015 já conta com uma série de mudanças, como protocolo de logística, cerimonial de entrada, pórtico oficial e maior organização do entorno do gramado. O diretor de Competições destacou ainda a criação do Relatório do Delegado do Jogo (RDJ), documento sobre as ocorrências extracampo tão importante quanto a súmula do árbitro.
Para a temporada 2016, a CBF vai elaborar o Regulamento Geral de Marketing (RGM), com normas de padronização de diversos pontos para os jogos do Campeonato Brasileiro. Manoel Flores afirmou que as novidades vão continuar.
– Está em discussão com a Comissão Nacional de Médicos de Futebol (CNMF) a obrigatoriedade da presença no campo dos médicos de ambos os clubes. Atualmente, a exigência é de um médico por partida – informou Manoel, administrador de empresas pela Faculdade de Economia e Finanças do IBMEC e mestre em Gestão Esportiva pela FIFA Masters, na Inglaterra, Suíça e Itália.
Projeto Gramados
Rômulo Reis cuida da área de estádios na Diretoria de Competições da CBF. Formado em Administração de Empresas e Educação Física e mestre em Gestão do Esporte pela UERJ, ele está à frente do Projeto Gramados, que vai garantir a padronização dos campos que recebem partidas das séries A e B com as dimensões oficiais da FIFA: 105 x 68 metros.
Ainda nesse projeto, topógrafos e engenheiros agrônomos da Comissão Nacional de Inspeção de Estádios estão visitando os locais para ajudar na uniformização das marcações do gramado, colocação do banco de reservas e da área técnica, entre outros elementos. Também está prevista a parceria para a troca das traves de ferro pelas de alumínio. O trabalho começa com 43 estádios, sendo 22 da Série A e 21 da B. Os melhores gramados do Brasil serão premiados com equipamentos.
O Módulo 5 do Curso de Gestão de Futebol –“Direito Desportivo” – será realizado nos dias 1º, 2 e 3 de outubro.